quarta-feira, 12 de maio de 2010

Movie Maker: produção de cinema em sala de aula!



Quem não se lembra da célebre frase atribuída a Glauber Rocha: “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”? Agora com uma câmera digital, Windows Movie Maker e um computador tudo isto é muito mais fácil. Mas não basta ter apenas boas idéias. Ela precisam ser pensadas e organizadas. Para montar um filme é necessário um certo grau de abstração, o que é natural em estudantes.

Em sala de aula, o software de edição de vídeo da Microsoft, Windows Movie Maker, cria diversas opções pedagógicas interdisciplinares. Dramatizar situações históricas e registrar processos de pesquisa, podendo inclusive passar pelo ato de contar a própria vida são alguns dos exemplos de sua utilização.

O software é tão fácil de usar que seu processo de manipulação é praticamente intuitivo. Incluído entre as ferramentas gratuitas do Windows, a interface de usuário é baseada em tarefas e assistentes que ajudam a publicar, capturar e editar vídeos.

Na oficina Digital Story Telling - Contando Histórias Digitais, realizada entre os dias 27 a 29 de setembro de 2006, 28 estudantes da Fundação Bradesco de Campinas (SP) aprenderam mais sobre o recurso. Em 8 horas, a oficina incluiu desde a concepção de roteiro até a finalização e transformação em filme.

“Para se ter uma idéia, nesse curso não se gasta nem 30 minutos para falar a respeito de como manipular a ferramenta. Ressaltamos que não adianta aprender só o software, pois ele é tão fácil que nem precisa de oficina para isso”, diz Rubem Saldanha, coordenador do Microsoft IT Academy Center, centro de capacitação localizado em Campinas (SP).

De acordo com o professor, o tempo da oficina é para que os participantes possam pensar na idéia, desenvolver o roteiro e juntar o material necessário como vídeos, fotos, texto, narração e música.

O processo de desenvolvimento é, por si só, estimulante e lúdico aos alunos, que se envolvem com as produções ao mesmo tempo em que aprendem diferentes conteúdos.

http://bit.ly/aJEFRW
Postado por Suely

Nenhum comentário:

Postar um comentário